O silencioso núcleo-duro na retaguarda de quem comanda o parlamento

O silencioso núcleo-duro na retaguarda de quem comanda o parlamento

Foto: Tv Câmara (Reprodução)

As últimas movimentações dentro da Câmara – tanto o domínio regimental da base governista quanto a criação de mais cargos da Mesa e a criação da cota para auxílio da atividade parlamentar – são, em primeiro lugar, vontade dos vereadores.
Mas, na retaguarda disso tudo, estão dois nomes que agem nos bastidores do poder da Casa: Lucas Saccol (Procurador Jurídico) e Glauber Licker Rios (chefe do Gabinete da Presidência). Ambos são advogados e conhecem como poucos caminhos e atalhos até a fronteiriça tênue linha do que pode (ou não) dentro do Palacete da Vale Machado.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

São eles quem dão a orientação e a direção aos vereadores de praticamente tudo dentro dos conformes. Ou seja, aos edis fica a decisão política. Licker Rios e Saccol, aliás, podem ser vistos sempre “em operação” nas sessões.

 
Olhada (nem tão atenta) à TV Câmara ou no YouTube e lá estão eles: fiéis escudeiros do presidente Admar Pozzobom. Aliás, são apenas eles que participam de todas as reuniões da Mesa com os edis. E, não raro, suas opiniões são decisivas e balizam encaminhamentos do colegiado.


E o comunicado disso tudo recai na outra ponta: no setor da comunicação que fica na responsabilidade de minimizar (mitigar?) o bombardeio da opinião pública (hoje concentrada na internet). O que ultimamente pode ser visto via emissão de notas oficiais tanto nas redes sociais do Legislativo quanto no site oficial com as pautas-bomba de junho: criação de mais CCs e auxílio de R$ 3 mil aos edis.


Aliás, tanto o procurador Saccol, quanto o diretor de comunicação social Marcelo Martins, seguem sendo porta-vozes de questões que, por vezes, a gestão opta por não falar. Tanto na TV Câmara quanto junto às rádios locais, a dupla é a voz que transmite as decisões. Seja por estratégia e/ou para evitar eventuais desgastes dos edis, são os dois – cada qual na sua área – colocados a falar sobre questões que podem causar danos à imagem deles e, claro, da gestão.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Claudemir Pereira

POR

Claudemir Pereira

A (polêmica) audiência pública vista por “meia dúzia” de interessados Anterior

A (polêmica) audiência pública vista por “meia dúzia” de interessados

No que especulações afetam três grandes partidos em Santa Maria Próximo

No que especulações afetam três grandes partidos em Santa Maria

Claudemir Pereira